top of page

Justificativa

O Festival EART (Expandindo a Arte e Revelando Talentos) é um projeto sociocultural que promove o incentivo artístico, cultural e a capacitação técnica de bailarinos e professores que atuam fora do ambiente de escolas exclusivas de dança, acreditando que com a expansão dos trabalhos desenvolvidos nestes ambientes, será possível descobrir e potencializar grandes talentos, alavancando-os através desta experiência artística no âmbito teatral.O EART é destinado às redes escolares, projetos de inclusão social, grupos religiosos, grupos independentes, grupos de ponto cultural e grupos de cultura popular de todo o Brasil.

O Festival é de forma gratuita, composto por apresentações de gabaritados artistas da dança cearense e por uma eclética mostra de dança, onde cada um poderá expressar sua arte nos mais diversos estilos a partir de apresentações no palco principal do tradicional Theatro José de Alencar nos dias 02 e 03 de setembro, além disso, os participantes terão a oportunidade de trocar  experiências com profissionais da área e desenvolver sua técnica através de workshops totalmente gratuitos ministrados por renomados professores de dança.

 

Objetivo Geral

 

Promover o crescimento artístico, cultural e a capacitação técnica de bailarinos e professores que atuam fora do ambiente de escolas exclusivas de dança, visto como ambientes atípicos, expandindo os trabalhos desenvolvidos por eles.

Específicos

  • Incentivar a arte da dança;

  • Alavancar os trabalhos de grupos independentes;

  • Oportunizar novos talentos;

  • Aprimorar a formação técnica dos participantes;

  • Expandir o leque cultural dos envolvidos;

  • Propiciar aos participantes uma oportunidade de estudar Dança com os melhores professores do Ceará, através da vivência no palco e dos workshops ministrados;

  • Propiciar os participantes a estudarem de forma integral nas Escolas de Dança mais renomadas do Ceará.

  • Dar aos participante do festival a oportunidade de não só conhecer, mas também dançar no palco principal do Theatro José de Alencar.

  • Oferecer um conceituado espetáculo artístico ao público da cidade de Fortaleza - CE

Acadêmica do curso de Fisioterapia. Bailarina clássica há 15 anos, professora de dança, e coreógrafa. Aperfeiçoou-se nos seguintes centros de estudos clássicos: Academia Ashit-Kyu-Zen, Bailarinos de Cristo Amor e Doações – BCAD, Escola de Ballet Janne Ruth, Escola de Ballet Goretti Quintela e em 2015 ingressou no Ballet Hugo onde obteve sua formação em Dança Clássica.

Aprimorou-se através de aulas e cursos com renomados professores mestres de ballet clássico, contemporâneo, dança moderna e jazz como: Douglas Motta, Everardo Freitas, Fabi Lima, Socorro Quintela, Willemara Barros, Paulo Caldas (RJ), Marcelo Pereira (PE), Tilly Garcia (SP), Gisela Vaz (GO), Ronaldo Martins (RJ), Roger Amalguer (CUB), Liana Vasconcelos (RJ).

Participou de vários festivais e competições obtendo diversas premiações. Atualmente trabalha como professora de dança, coreógrafa, diretora artística e geral em conceituadas academias e grupos da cidade de Fortaleza, além de ser uma das fundadoras e produtora do I Festival de Dança EART (Expandindo a Arte e Revelando Talentos).

Juliana Teixeira

Professora clássica, bailarina e coreógrafa. Acadêmica em administração. Formada em Ballet Clássico pela Escola de Ballet Hugo Bianchi. Aperfeiçoou sua técnica  com vários mestres da dança através de cursos e wokshop's  de Clássico, Hip - Hop, Moderno, Jazz, Sapateado, estando entre eles: Socorro Quintela(CE); Fabi Lima (CE); Jorge Luiz (CE); Xênia Skeff (CE); Douglas Motta (CE); Flávia Saldanha (CE); Janaina Barros (CE); Mari Amaral (CE); Toshie Kobayashi;Henrique Carvalho; Dmitry Afanasiev da Escola Bolshoi (RUS) ;Tilly Garcia (SP) ;Guivalde Almeida (SP); Ramirez Menezes (RJ); Raquel Ribeiro (RJ); Gisela Vaz (GO); Sérgio Lobato(RJ); Emili Gregorina (CE). Participou de vários espetáculos e festivais Nacionais e Internacionais, conquistando várias premiações como bailarina e coreografa. Dividi-o o palco com grandes bailarinos, entre eles; Ana Botafogo, Francisco Timbó, Filipe Moreira, Deborah Ribeiro. Atualmente trabalha como professora de dança, coreógrafa, diretora artística e geral em conceituadas academias e grupos da cidade de Fortaleza, além de ser uma das fundadoras e produtora do I Festival de Dança EART (Expandindo a Arte e Revelando Talentos).

Vanessa Moura

O Festival

direção

bottom of page